PSICOPEDAGOGIA

O psicopedagogo estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Ele identifica as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, fazendo uso de conhecimentos da psicologia e da antropologia para analisar o comportamento do aluno.

FISIOTERAPIA

O fisioterapeuta atua no tratamento e prevenção de doenças e lesões, decorrentes de fraturas ou má-formação ou vícios de postura. Tem como aliados, técnicas como massagens e exercícios que restauram a capacidade física e funcionam do pacientes.

MÉDICO DA FAMÍLIA

O médico da família atende os pacientes em casa. Ele tem a capacidade de avaliar as condições de vida do paciente e a tratar os problemas de saúde mais comuns. Ele pode estar acompanhado de uma equipemultidisciplinar composta por fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo e enfermagem que também executam atendimentos ao paciente acamado ou com dificuldades para locomoção. Ele também realiza serviços de internação domiciliar nos casos de pacientes paliativos.

UROLOGIA

O urologista cuida de distúrbios e infecções no sistema urinário (rins, ureteres, bexiga urinária, uretra) de homens, mulheres e crianças, além do sistema reprodutor masculino, tais como: pedra nos rins, alterações da próstata, perda de urina entre outros.

ULTRASSONOGRAFIA

O ultrassonografista é responsável por realizar o ultrassom para visualizar a tempo real as estruturas internas do organismo e seus funcionamentos.

REUMATOLOGIA

O reumatologista é o médico que trata doenças dos tecidos conjuntivos (ossos, cartilagem, músculos e articulações), tais como: gota, osteoporose, reumatismo, lúpus entre outros.

PSIQUIATRIA

O psiquiatra lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, tais como: depressão, ansiedade, pânico, vícios entre outros.

PSICOLOGIA

O psicólogo é o profissional responsável por compreender a mente, os sentimentos, desejos, emoções e comportamentos humanos, a fim de tratar possíveis distúrbios e promover o equilíbrio do corpo e da mente.

PNEUMOLOGIA

O pneumologista é responsável pelo tratamento das doenças do aparelho respiratório, incluindo pulmões, traquéia e brônquios, tais como: fumantes, enfisema, bronquite entre outros

PEDIATRIA

O pediatra é o médico dedicado à assistência à criança e ao adolescente. Ele acompanha o crescimento, altura e peso da criança para garantir seu desenvolvimento saudável e prevenir ou tratar doenças.

OTORRINOLARINGOLOGIA

O otorrinolaringologista, ou simplesmente otorrino, é o médico que trata de doenças dos ouvidos, nariz e garganta.

MASSOTERAPIA

O massoterapeuta realiza o tratamento através da massagem. Seu objetivo é reduzir e controlar dores diversas, melhorar a flexibilidade do corpo, fortalecer o sistema imunológico, beneficiar a circulação sanguínea e eliminação de toxinas; além de aliviar as tensões físicas e mentais.

ORTOPEDIA

O ortopedista é o médico que cuida de doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, tendões, articulações e elementos de locomoção.

OFTALMOLOGIA

O oftalmologista é o médico que trata doenças relacionadas ao olho, realizando cirurgias, tratamentos e correções para a melhoria da visão.

OBSTETRÍCIA

O obstetra é o médico que estuda a reprodução da mulher e investiga sua paciente durante a gestação, parto e pós-parto nos seus aspectos fisiológicos e patológicos.

NUTRIÇÃO

O nutricionista é o profissional de saúde que cuida da alimentação humana, com o objetivo de promover o equilíbrio nutricional do corpo através de dietas com refeições balanceadas e ricas em nutrientes.

NEUROLOGIA

O neurologista cuida de doenças no sistema nervoso (cérebro, medula, nervos e músculos). Tais como: dores de cabeça, tonturas, confusão mental, esquecimento, dores nas costas entre outros.

NEFROLOGIA

O nefrologista dedica-se ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim

MÉDICO DO TRABALHO

O médico do trabalho é o médico que cuida da saúde global dos trabalhadores, através de avaliações, programas de saúde e prevenção de doenças e patologias gerais e relacionadas ao trabalho. Possui interface multidisciplinar com engenharia de segurança do trabalho, fisioterapia, enfermagem do trabalho, psicologia, psiquiatria entre outras disciplinas.

GINECOLOGIA

O ginecologista ou gineco lida com a saúde do aparelho reprodutor feminino (vagina, útero e ovários) e mamas.

GASTROENTEROLOGIA

O gastroenterologista ou gastro é o profissional que cuida do sistema digestório, englobando boca, esôfago, estômago, vesícula, pâncreas, fígado, intestino e ânus.

FONOAUDIOLOGIA

O fonoaudiólogo é o profissional que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana e com as funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação.

ESTÉTICA

O esteticista realiza procedimentos para cuidados corporais e faciais, como tratamentos estéticos, limpeza de pele, drenagem linfática, depilação, entre outros para benefício da beleza, saúde e bem-estar. Aplica e indica cosméticos de acordo com as necessidades ou preferências dos clientes.

ENDOCRINOLOGIA

O endocrinologista é responsável por cuidar dos transtornos nas glândulas endócrinas (hormonais) e no metabolismo humano, tais como: diabetes, obesidade e transtornos da tireóide.

DERMATOLOGIA

O dermatologista se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de desordens estéticas e doenças ligadas à pele, pelos, cabelo, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas, e mucosas (boca e genitais).

CLÍNICA GERAL

O clínico geral é o médico que tem a visão mais global do organismo humano e realiza a maioria dos diagnósticos gerais dos pacientes, esclarecendo seus sintomas e encaminhando-o para o especialista mais indicado para o problema.

CIRURGIA GERAL

O cirurgião geral ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.

CARDIOLOGIA

O cardiologista é o profissional especializado no diagnóstico e tratamento de irregularidades e doenças no coração e no sistema circulatório.

ANGIOLOGIA

O angiologista é o médico responsável pelas doenças dos sistemas circulatórios arterial (artérias), venoso (veias) e linfático, tais como: varizes, úlceras venosas, pé diabético entre outros.

ALERGOLOGIA

O alergologista ou alergista ou imunologista é o médico que visa o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas. oconsiste na avaliação clínica do paciente, nos testes cutâneo-alérgicos, na prescrição e fornecimento da imunoterapia específica para dessensibilização.